terça-feira, 17 de outubro de 2017

Mito das gorduras ruins

(Parte 2 - Acompanhe desde o início)



2. Você sabe quando está satisfeito?

Normalmente, lidamos com a quantidade do que comemos com o fator saciedade, mas existem outros fatores. Ou seja, não é somente levar em consideração se o prato está completo que vai dar a sensação de que é o suficiente para estar "cheio". Além disso, estamos acostumados a medir porções, ou contar colheradas, para ter a ideia que é a quantidade que bastará para nos saciar a fome.

Resumindo. Nosso estômago fornecem mensagens sobre o quanto comemos. Mas confiamos na nossa visão, que mede o tamanho da porção. Um exemplo, se estamos com muita fome, comemos uma porção maior!

É aconselhável sentir o aviso de quanto está bom. Teste-se comer porções menores, mesmo com muita fome, e dê tempo para que o aviso chegue ao cérebro. Aproveite que deve dar este tempo ao corpo e insira o prazer ao ato de comer.


3. A Gordura é ruim?

Muitas pessoas acreditam que a gordura dos alimentos é uma coisa a se rejeitar. As campanhas de saúde antigas propagaram esta visão e trazemos esta "verdade" nos pratos de hoje.

Porém, nem todas as gorduras são ruins. Algumas são muito boas e podemos dizer até necessárias a uma alimentação equilibrada. Está incutido em nossas mentes que como a gordura é ruim, devemos optar por lanches com baixo teor de gordura, o que pode trazer escondido mais calorias, açúcares, sódio, etc.

Ligamos a palavra gordura com gordo, e alguns alimentos são riscados de nossas dietas e outros alimentos são acrescentados, pois possuem baixo teor de gordura.




4. Almoçar acompanhado não é apenas almoçar

Junto a este ato antigo, vem grandes ganhos psicológicos. 

Almoçar com amigos, familiares ou até mesmo com colegas de trabalho é um ato que deve ser apreciado, pois traz com o "evento", laços psicológicos únicos. Comer com outras pessoas, ou até mesmo tomar um café, não é apenas se alimentar.


( *Este artigo, "alimentação e mente", está dividido em 5 partes, postados periodicamente. Acompanhe )

Nenhum comentário:

Postar um comentário