terça-feira, 17 de outubro de 2017

Comer certo na hora certa!

(Parte 3*)



5. Com o avançar da idade, os sabores desaparecem

Com o envelhecimento, nosso paladar diminui, o sentir o gosto do sal, por exemplo, é afetado. Assim como todos os outros gostos: doce, amargo, etc.

Com isso, ao passar dos anos, pessoas com mais idade (principalmente os homens) vão precisando de cada vez mais condimentos, o que pode até ser perigoso. O motivo é que se perdem as papilas gustativas, assim como nosso olfato, afinal, saboreamos muito o alimento pelo sentir dos cheiros, e com uma menor capacidade, o gosto também se perde com a idade.

6. Alimentos e suas horas marcadas como certas


Já imaginou comer couve no café da manhã, provavelmente não, certo?

Tendemos a classificar alimentos dentro de seus horários, o que pode ser um pouco limitante.

Uma sopa pela manhã, que tal? Seria muito bom. Cheia de líquido, seria um bom horário para inserir em uma alimentação matinal.



7. Amigos gordinhos, ficamos gordinhos?


Você acha que por termos amigos gordinhos, podemos ficar também gordinhos? Alguns estudos americanos dizem que 57% é a chance de engordarmos se tivermos amigos obesos.

Na verdade, isso é para dizer que somos sim, influenciados pelos hábitos de nossos amigos, como também pelo ambiente que frequentamos. A sociedade em geral influencia nossas escolhas: as campanhas governamentais, os amigos, o ambiente, nosso ritmo e tempo; tudo faz-nos comer menos ou mais, melhor ou pior.

Pense bem: homens comem grandes refeições e mulheres comem lindas saladas. Conhece isto?


( *Este artigo, "alimentação e mente", está dividido em 5 partes, postados periodicamente. Acompanhe )

Nenhum comentário:

Postar um comentário